CRID – prestação de cuidados no domicílio

O SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços no domicílio a idosos e pessoas dependentes, temporária ou permanentemente incapazes de satisfazer, por si próprias, as necessidades básicas da vida diária.

O SAD inclui, de forma articulada e adequada a cada situação, de acordo com as necessidades, expectativas e interesses de cada utente apoios como, cuidados de higiene pessoal, limpeza e arrumação, cuidados de imagem, fornecimento e apoio nas refeições, tratamento de roupa, atividades de animação e socialização, designadamente, recreação, lazer e cultura na Instituição, acompanhamento do utente na aquisição de bens e géneros alimentícios e/ou pagamento de serviços, acompanhamento e apoio psicossocial, realização de atividades ocupacionais, aluguer de ajudas técnicas, administração da medicação prescrita pelo médico contribuindo para a integração social dos seus beneficiários.

Quem presta o serviço?

O SAD é assegurado por uma equipa do CRID, composta por ajudantes de ação direta, assistente social, outros profissionais, conforme os casos (ex.: animador, enfermeiro em articulação com o SNS).

Como funciona o acesso?

  1. A pessoa ou família faz o pedido à IPSS
  2. A assistente social realiza uma avaliação socioeconómica e funcional
  3. É definido um plano de apoio personalizado
  4. O valor a pagar é calculado de acordo com os rendimentos do agregado familiar (comparticipação)

Pelo CRID ser uma IPSS este serviço é comparticipado pelo Estado, através de acordos com a Segurança Social. O utente paga apenas uma parte, ajustada à sua situação económica, o que torna o SAD mais acessível do que serviços privados.

Receba as nossas notícias comodamente na sua caixa de e-mail. Ver edições das nossas newsletters.