A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), é uma resposta social para alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestação de cuidados adequados e ajustados às necessidades das pessoas idosas e suas famílias.
O acolhimento poderá também ser transitório e temporário, no âmbito do regime do descanso do cuidador informal e das altas hospitalares.
A nossa ERPI tem capacidade para 36 utentes em regime privado.
Esta resposta social proporciona cuidados permanentes e adequado às condições das pessoas idosas, contribui para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo e saudável promovendo o autocuidado e a prestação de cuidados personalizados e humanizados.
Devem ser criadas condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar e com pessoas de referência, bem como promover novas relações interpessoais visando combater o isolamento, potenciando assim a inclusão social, fomentando as relações sociais, a convivência, a entreajuda e o espírito de comunidade.