O CRID e a Associação iniciaram o projeto Oficina d’Artes, que tem na Arte o motor principal para criar oportunidades e caminhos, pessoais e coletivos, nos quais a imaginação e a criatividade são características em constante desafio.
A criação artística como potencial agente de transformação, liberdade, comunicação e expressão.
Sob a orientação de talentosa(o)s artistas e amiga(o)s da Associação, as sessões têm decorrido semanalmente, com temáticas variadas como as cores e a rodas das cores, a
construção de capas para guardarem o seu caminho plástico, a criação de elementos de acordo com épocas festivas, como o Natal, a criação de postais, a produção de retratos, a introdução à aguarela, o trabalho com tintas, pastel, colagens, cortes e recortes, entre outros conceitos e técnicas.
O poder da observação, do diálogo e da experimentação, são três componentes essenciais para uma apreensão de conceitos e técnicas, que também contribuem para a construção de uma identidade artística.
Ao longo dos encontros, as conversas saltitam entre todos, como cores que se começam a conjugar, ao seu tempo, numa tela em branco, para a construção de uma obra extraordinária.
A criação e produção artística têm tido resultados únicos. Nos quais se pode observar uma confiança crescente e uma maior segurança na construção de um trabalho.
A satisfação é evidente nos sorrisos esboçados, nas palavras de contentamento expressadas por todos, na concentração e no empenho demonstrados. Este é um lugar onde todos são ganhadores.
Esta parceria promove o acesso ao universo da Arte, na comunidade local e para além dela, num caminho poderoso, o da Arte como potenciador de Inclusão.
A Oficina d’Artes é desenvolvida no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Sede do CRID.



















