
O Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes – CRID, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, criada a 1 de Março de 2000. O CRID, uma IPSS reconhecida como pessoa coletiva de Utilidade Pública, dá respostas, sobretudo, na área da deficiência, a carências sentidas no Concelho de Cascais que outras Instituições não cobrem.
Somos parte de uma equipa alargada, onde estão também a família, o cidadão, os amigos, a comunidade, cujo objetivo é proporcionar um trabalho digno, de qualidade e que se possa pautar por valores como o respeito, a tolerância, a responsabilidade e a cidadania. Numa busca diária incessante, inovadora e empreendedora, procuramos constituir-nos como uma mais valia em Cascais e contribuir para a melhoria de condições de vida no concelho, dotando-o de respostas adequadas às suas gentes.
Missão
O CRID tem por missão o desenvolvimento de respostas de apoio, em diferentes domínios de intervenção, dirigidas, prioritariamente, à pessoa com deficiência, visando a defesa dos seus direitos, liberdades e garantias.

Visão
Ser uma Instituição de referência, vocacionada, prioritariamente, para as pessoas com deficiência, cujo âmbito de intervenção promove a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Valores
INCLUSÃO – é um dos valores que perseguimos de modo a que todas as pessoas possam agir na (e em) sociedade, desenvolvendo as suas competências e capacidades de modo a melhorarem a sua qualidade de vida.
SOLIDARIEDADE – relacionada com a essência da nossa atuação e que deve refletir-se no nosso relacionamento com Pessoas e Organizações.
RESPONSABILIDADE – na nossa ponderada atuação face aos diferentes domínios em que intervimos, de modo a tomarmos as decisões mais adequadas e na defesa da construção de uma sociedade mais justa, responsável e igualitária, tendo em conta a nossa Visão, Missão e os Valores adotados pela Instituição.
INOVAÇÃO – na procura constante de novas e criativas abordagens às necessidades sentidas, de novas estratégias e projetos a implementar no sentido de acrescentar valor ao nosso desempenho, à nossa qualidade enquanto resposta. Inovação numa perspetiva de transformação de realidades individuais ou coletivas.
RESPEITO – numa perspetiva de promoção dos Direitos e Deveres de cada indivíduo, mas também de toda a família que constitui o CRID, utentes, famílias, técnicos, entidades públicas ou privadas, coletivas ou individuais. Confiar nas capacidades e potencialidades de cada um. Honrar compromissos estabelecidos connosco próprios, assim como com outras Pessoas e Organizações.
CREDIBILIDADE – que assenta essencialmente na coerência das ações que desenvolvemos; nos padrões de rigor e de justiça que praticamos com os outros e connosco próprios; na transparência e honestidade implícitas nas nossas propostas; na autenticidade das nossas intervenções que nos obrigam a uma avaliação e reflexão constantes.