Complexo Social Integrado do CRID – Do Sonho à realidade

«Hoje é um dia histórico na vida da instituição» afirmou Maria de Lurdes Rocha Vieira, presidente no CRID – Centro de Reabilitação da Pessoa com Deficiência, na cerimónia do lançamento da primeira pedra do Complexo Social Integrado projecto concebido há muitos anos e que hoje se torna realidade.
Maria de Lurdes Rocha Vieira salientou que este projecto só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Cascais e de todos os parceiros que «embarcaram connosco nesta aventura».
No local, Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia Cascais-Estoril ressalvou a importância desta nova estrutura «na área social do concelho de Cascais» pela sua capacidade de resposta no apoio ao cidadão com deficiência.
«Não gosto de primeiras pedras, gosto é das últimas, pois essas é que contam» disse Carlos Carreira, presidente da Câmara Municipal de Cascais, citando D. José Policarpo, e evidenciou a «teimosia» da presidente do CRID em levar a bom porto este projecto que se «dedica a todos aqueles que a vida não dotou das mesmas capacidades». Segundo Carlos Carreiras com a existência deste novo complexo já se pode dar «palavras de conforto aos pais e familiares destas pessoas que no futuro terão alguém a cuidar delas.»
Nesta cerimónia houve tempo para a leitura de um poema por parte de Mónica Mestre, umas das utentes do CRID, e para a bênção por parte do padre Paulo José Machado, pároco da freguesia de Alcabideche.
A conclusão deste novo equipamento social integrado e intergeracional está previsto para 2018. O mesmo será composto pelas seguintes valências: lar residencial para 48 pessoas com deficiência; lar residencial para os seus pais velhinhos; creche inclusiva para 92 crianças (0-5); Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) para deficientes mais profundos; centro de dia, apoio domiciliário para Idosos, duas lojas sociais e horta comunitária.
Salienta-se ainda a presença de Graça Freitas, em representação do Ministro da Saúde, e dos vereadores Frederico Manuel Pinho de Almeida, Nuno Francisco Piteira Lopes, João Carlos Lombo da Silva Cordeiro, entre outras figuras do executivo camarário e parceiros.
FOTOS: João Marques Valentim

CRID1

CRID2

crid3

CRID5

 

CRID6CRID7CRID8CRID9 CRID10 CRID11

CRID12

CRID13

CRID14

CRID16

CRID17

CRID18

CRID19
CRID20
Tags:, , ,

Categorizado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *